Fiz pelo menos seis pesquisas em Ananindeua nos últimos 12 meses.  Neste momento três nomes   reagem bem às pesquisas de intenções de votos: Jefferson Lima, Pioneiro e Coronel Nhil. Porém, o deputado Miro Sanova poderá vir a se colocar nos próximos seis meses.

Devo mais uma vez alertar que pesquisas há um ano das eleições, retratam somente tendências que podem ser modificadas no tempo. E mais, pesquisa é pesquisa e eleição é eleição. Mas vamos às chances de cada um:

1-Jefferson Lima obteve em 2014 quase  500 mil votos na região metropolitana de Belém. Foi o candidato mais votado em Belém e Ananindeua. Apesar de ser o mais citado em Ananindeua, ainda precisa vencer muitos desafios para se colocar como uma alternativa real ao povo de Ananin.

JLIMA vem aumentando sua rejeição em cada pesquisa. Perdeu 5 pontos entre a penúltima e a última pesquisa que realizei. Por outro lado, JLIMA  precisa organizar um grupo de técnicos de qualidade para construir um projeto para Ananin e neste processo vir a se qualificar para debater os grandes temas da cidade.

Mais do que isso, JLIMA precisa ter uma tática eleitoral consistente, ter um partido organizado, uma rede de candidatos a vereador e nos movimentos sociais para construir capilaridade suficiente para enfrentar a máquina eleitoral do atual prefeito. Portanto, o futuro da candidatura JLIMA ainda está incerto nesta competição eleitoral.

2-Manoel Pioneiro: Há vários meses o atual prefeito estabilizou preferência popular  entre 15 e 17%. Porém Pioneiro teve um crescimento espetacular de sua rejeição passando de 22% para 45%.  Pioneiro, apesar de anunciar que conta com 18 partidos e 500 candidatos a vereadores fechado com sua candidatura, vem sendo rejeitado em quase todos os bairros da cidade com exceção da Guanabara.

Pioneiro conta contra sí diversos fatores importantes: está completando 12 anos à frente do governo de Ananindeua. Enfrenta rumores de que, se vier a ganhar governará até a metade de 2018 e, quem assumiria o governo seria na verdade, o seu futuro vice. Pioneiro teria inflacionado seu estoque de promessas nas eleições de 2014 quando levou Ananin a votar em massa no candidato Jatene. Hoje, o povo encontra-se duplamente frustrado porque as obras e serviços não chegaram a 80% dos bairros da cidade.

Pioneiro vem asfaltando ruas e construindo creches. Caberá à sua equipe equacionar a relação entre promessas e realizações e demonstrar ao povo que vem cumprindo os compromissos assumidos....o povo não vem percebendo estas anunciadas realizações que vem sendo propagadas pela televisão e pelas redes sociais.

E finalmente, Pioneiro enfrenta a conjuntura de queda dos repasses federais e estaduais ao município projetando um futuro próximo de incapacidade para cumprir as promessas assumidas com o povo pobre da cidade das ananins.

3-Coronel Nhil:  na primeira pesquisa que fiz após o anúncio desta candidatura para concorrer à prefeitura de Ananin, este possível candidato surpreendeu. Nhil chegou um ponto atrás do candidato Pioneiro. Nhil apresenta vantagens e desvantagens na sua corrida rumo ao Palácio Municipal de Ananindeua.

Nhil  figurou  dentre os deputados mais bem votado na região metropolitana, incluindo Ananin. Este candidato conta em favor de sí com a agenda popular dominante representada pela violência urbana. Nhil tem fama de ser caçador de bandidos. Creio que  a agenda da violência urbana será a grande impulsionadora de sheriffes nas eleições municipais vindouras.

Porém, Nhil terá de superar grandes obstáculos na sua caminhada rumo  a prefeitura de Ananin. Terá de construir uma rede  com capilaridade eleitoral para estar presente na maioria dos bairros e segmentos sociais deste município. Terá de dominar amplamente os problemas municipais, debatê-los e se capacitar para produzir um  projeto global alternativo para esta cidade.

4-Miro Sanova: dentre todos os candidatos propostos, Miro é o mais genuinamente ananindeuense de todos. Seu pai, Nonato Sanova realizou um trabalho respeitável no município, como médico e como político. Miro vem crescendo de baixo pra cima na política paraense, foi duas vezes vereador e acaba de se eleger deputado estadual. Miro ainda não colocou “seu time” na rua, ou seja, o povo ainda não tomou conhecimento de sua candidatura.

Miro conta com algumas características únicas para um candidato de oposição. Miro pode trazer consigo uma coligação com peso  social e midiático. O seu partido, o PDT, poderia atrair partidos como o PT, o PC do B, o PPL, e quem sabe o PSOL? Este cartel colocaria o candidato Miro com peso na propaganda na Rádio e na TV, com tempo respeitável.

Portanto, acredito que o candidato Miro Sanova tem grande potencial de vir a se tornar uma alternativa para 34% dos eleitores de Ananin que ainda não escolheram os candidatos, dentre os que estão colocados. O jogo em Ananindeua ainda está em aberto.

Tenho dito.

 

Compartilhar
FaceBook  Twitter